Futebol em Foco

Santos tropeça em casa e se complica no Brasileirão

Derrota para o Vitória acende alerta no Santos contra rebaixamento.
Foto: GUILHERME DIONiZIO/CODIGO19/ESTADAO CONTEUDOBarreal, do Santos, se lamenta na partida contra o Vitoria valida pela 29a rodada do Campeonato Brasileiro 2025, realizada no Estadio da Vila Belmiro, em Santos
Barreal, do Santos, se lamenta na partida contra o Vitoria valida pela 29a rodada do Campeonato Brasileiro 2025, realizada no Estadio da Vila Belmiro, em Santos

Em confronto realizado nesta segunda-feira, o Santos amargou uma derrota por 1 a 0 para o Vitória na Vila Belmiro, durante a 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Este resultado acentua a preocupação do Peixe, que agora se encontra em uma situação crítica na tabela, empatado com os baianos em 31 pontos. Contudo, o Santos mantém-se fora da zona de rebaixamento, ocupando a 16ª posição devido a uma vitória a mais (8 contra 7) em comparação com o Vitória, que está em 17º.

O próximo desafio do Santos será contra o Botafogo, no Rio de Janeiro, enquanto o Vitória enfrentará o Corinthians no Barradão, em Salvador. No início da partida, o Santos tentou impor seu jogo e, logo no primeiro ataque, Lautaro Díaz foi derrubado na área, mas o árbitro Rafael Rodrigo Klein anulou o pênalti após revisão do VAR. Apesar de manter mais de 70% de posse de bola, o goleiro do Vitória, Lucas Arcanjo, foi pouco exigido.

Com o passar do tempo, o ímpeto santista diminuiu, permitindo ao Vitória se organizar defensivamente. A primeira chegada do time baiano aconteceu só aos 22 minutos. Aos 34, o VAR voltou a entrar em ação, resultando em um pênalti para o Vitória após colisão entre Brazão e Renzo López. Matheuzinho converteu a cobrança aos 40 minutos, colocando o Vitória à frente no placar.

Em desvantagem, o Santos intensificou suas investidas ofensivas no final do primeiro tempo e na segunda etapa, mas faltaram criatividade e precisão para furar o bloqueio do Vitória. Mesmo com alterações, incluindo a entrada do jovem Robinho Jr, o Santos não conseguiu criar oportunidades claras de gol.

O Vitória, por sua vez, explorou os contra-ataques e esteve perto de ampliar o marcador quando Livas Braga acertou a trave aos 40 minutos do segundo tempo. A vitória foi segurada até o apito final, sendo celebrada como um feito histórico: a primeira vitória do Vitória sobre o Santos em solo paulista e seus primeiros três pontos fora de casa neste Campeonato Brasileiro.