Futebol em Foco

São Paulo enfrenta crise com votação de impeachment

Impeachment de Casares é pautado por supostos desvios no clube.
Foto: Reproducao / Icon SportJulio Casares pode sofrer impeachment no Sao Paulo.
Julio Casares pode sofrer impeachment no Sao Paulo.

O São Paulo enfrenta um momento crítico em sua história com a iminente votação do impeachment do presidente Julio Casares. Marcada para esta sexta-feira (16), a decisão será no Conselho Deliberativo do clube, motivada por alegações de má gestão e desvios financeiros.

Essas acusações colocaram o clube sob investigação pela Polícia Civil. As supostas irregularidades, que estão no centro das investigações, poderiam ter sido evitadas ou, pelo menos, dificultadas pelas novas regras de Fair Play financeiro da CBF, que entrarão em vigor a partir de 1º de janeiro de 2026.

Nova regra do Fair Play amplia fiscalização

O Fair Play Financeiro da CBF estabelece normas para melhorar a governança e a integridade nos clubes. Um dos principais pontos é a recomendação para que clubes adotem um Programa de Integridade e Conformidade (Compliance) independente, o que serviria como um canal de denúncias e controle.

Embora não seja uma exigência, a adoção desse programa pode atenuar punições em caso de infrações, conforme explica o advogado Gustavo Nadalin. Ele destaca que um programa eficaz demonstra boa-fé e pode evitar sanções.

O regulamento detalha que a ausência de um sistema robusto de governança pode agravar as penalidades em casos de violações ou fraudes.

Investigações da Polícia Civil

A Polícia Civil investiga movimentações financeiras atípicas nas contas de Julio Casares, reveladas por relatórios do Coaf. Entre janeiro de 2023 e maio de 2025, os registros mostram um descompasso entre os rendimentos oficiais de Casares e as movimentações em sua conta, que totalizaram R$ 3.197.499,41.

Desse montante, aproximadamente R$ 1,5 milhão vieram de depósitos em espécie, o que chamou a atenção do Compliance do Banco Bradesco. A defesa de Casares alega que os valores são oriundos de atividades na iniciativa privada e que serão devidamente explicados.

Além de Casares, o ex-diretor de futebol adjunto Nelson Marques Ferreira também é investigado. Ferreira abriu 15 empresas enquanto estava no cargo, e a polícia apura possíveis conexões com desvios de recursos do clube.

Impeachment de Casares

Enfrentando pressão tanto da torcida quanto de adversários políticos, Julio Casares pode se tornar o primeiro presidente do São Paulo a sofrer impeachment. A votação, que ocorrerá de forma híbrida e secreta, conta com a participação de 254 conselheiros. Para que o impeachment seja aprovado, são necessários 171 votos favoráveis.

Se o Conselho decidir pelo afastamento, uma votação com os sócios deve ocorrer em até 30 dias, prosseguindo assim o processo de impeachment.