Futebol em Foco

Vasco sofre goleada do Independiente del Valle na Sul-Americana

Vasco é derrotado por 4 a 0 pelo Independiente del Valle e complica situação na Sul-Americana.
Foto: Divulgacao / X @IDV_ECJoao Victor briga por posse da bola diante do Independiente del Valle
Joao Victor briga por posse da bola diante do Independiente del Valle

O Vasco enfrentou o Independiente del Valle no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, sofrendo uma derrota por 4 a 0 e complicando suas chances de avançar na Sul-Americana. Mesmo com momentos promissores, a equipe cruz-maltina viu o adversário dominar na altitude, abrindo uma vantagem considerável para o jogo de volta no Rio de Janeiro. Os gols foram marcados por Carabajal, Mercado (duas vezes) e Spinelli, com Cazares ainda desperdiçando um pênalti nos acréscimos.

Desafio na Próxima Fase e Duelo com o Grêmio

O confronto decisivo pela vaga nas oitavas de final está marcado para terça-feira (22), em São Januário, onde o Vasco precisará de uma vitória por cinco gols de diferença para avançar. Em caso de empate no placar agregado, a definição será nos pênaltis. O próximo adversário será o Mushuc Runa, do Equador. Antes dessa partida, a equipe de Fernando Diniz terá um confronto contra o Grêmio, no sábado (19), em casa, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Mesmo com um início promissor do Independiente del Valle, o Vasco foi quem criou as primeiras chances perigosas. No entanto, a expulsão de Lucas Piton no início do jogo mudou o cenário, com a equipe carioca tendo que se reorganizar. Mesmo com um jogador a menos, o time brasileiro continuou pressionando, mas viu os equatorianos aproveitarem as oportunidades, levando perigo ao gol defendido por Léo Jardim. O primeiro gol saiu com Carabajal, seguido por mais três gols dos anfitriões.

No segundo tempo, com alterações táticas de Diniz, o Vasco não conseguiu conter a pressão do Independiente del Valle, sofrendo mais gols e tendo dificuldades para se recuperar no jogo. Mesmo com boas defesas de Léo Jardim e algumas chances ofensivas, a equipe brasileira não conseguiu reverter o placar. O destaque negativo foi o pênalti cometido por Maurício Lemos, que foi defendido pelo goleiro vascaíno.

A partida foi realizada no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, sob arbitragem de Kevin Ortega (PER). Os gols foram marcados por Carabajal, Mercado (duas vezes) e Spinelli, com Lucas Piton recebendo cartão vermelho para o Vasco. As escalações e demais detalhes do jogo estão disponíveis para consulta.

Esta partida coloca o Vasco em uma situação desafiadora na Sul-Americana, exigindo uma reação imediata e uma estratégia sólida para buscar a classificação. O desafio agora é voltar a vencer e superar as adversidades para seguir em frente na competição continental.