A mensagem aoColo Colo e a irritação com o banco de reservas renderam uma multa a Vidal. A situação, porém, foi como um divisor de águas na relação entre o chileno e Vítor Pereira. A mudança de comportamento nos bastidores é proporcional ao aproveitamento em campo com o Flamengo nos últimos meses.
Se a conversa com departamento de futebol rendeu uma multa, a conversa com Vítor Pereira rendeu mais uma chance e um voto de confiança. Treinador e jogador conversaram para esclarecer os atos de indisciplina, e o volante se comprometeu com o técnico.
A resposta foi quase que imediata. A postura nos treinamentos passou a ser comentada pelos corredores do Ninho. A intensidade de Vidal nas atividades fez VP aumentar a minutagem, e o volante conquistou o espaço entre os titulares.
Os episódios de indisciplina aconteceram no dia 1º de fevereiro. Antes do jogo contra o Boavista, na concentração, viralizou um vídeo em que Vidal se oferecia para atuar no Colo Colo. Na ocasião, ao perceber que não iria a campo, o chileno se irritou e arremessou as chuteiras.
Vale destacar que pouco antes disso Vidal se recuperava de um desconforto muscular que o deixou fora das partidas contra Madureira, Nova Iguaçu e Bangu. O chileno voltou a ser relacionado na Supercopa, contra o Palmeiras, e acabou entrando no fim do jogo.
Depois do jogo com o Boavista, o Flamengo fez 11 jogos e Vidal participou de nove - sendo seis como titular. Ao todo, o chileno soma, só neste período, 544 minutos em campo. Em alguns jogos, Gerson ficou ausente por conta do tornozelo. Ou seja, em maioria, Vidal formou dupla com Thiago Maia.
Na partida contra o Volta Redonda, por exemplo, o chileno entrou na vaga de Éverton Ribeiro, que ficou no banco por opção técnica de Vítor Pereira. No jogo contra o Vasco, Vidal esteve ao lado de Thiago Maia e Gerson, formando uma trinca no meio-campo.
As atuações corresponderam às expectativas de Vítor Pereira após a conversa, não à toa, Vidal se tornou um dos homens de confiança do treinador no elenco. O desempenho em campo ficou compatível com a promessa feita ao treinador.
Últimos meses de contrato
Vidal chegou ao Flamengo em julho de 2022. Já são 37 jogos, 1.788 minutos jogados e dois gols marcados. O chileno conquistou a Copa do Brasil e a Libertadores neste período.
O vínculo entre as partes se encerra em dezembro. O Flamengo adota cautela e, até o momento, não abriu conversas para renovação com jogadores que estão no fim do contrato.