Futebol em Foco

Projeto social em São José do Ribamar (MA) transforma vidas através do esporte

O Instituto Shekinah Abraçando Vidas já atende cerca de 200 crianças
Foto: Arquivo PessoalProjeto Social Instituto Shekinah Abraçando Vidas
Projeto Social Instituto Shekinah Abraçando Vidas

Fundado em setembro de 2021, o projeto Instituto Shekinah Abraçando Vidas vem se destacando a partir de um trabalho social na região de São José do Ribamar, acolhendo também outras cidades da Grande São Luís. Comandado por Ednilson Ribeiro da Silva, o Ednilson Kantão, a iniciativa acolhe atualmente cerca de 200 crianças. 

Ao criar o projeto, Kantão identificou que a região era carente de políticas públicas que afastassem as crianças e adolescentes do mundo da criminalidade e  das drogas. Nesse contexto, surgiu a ideia de criar o Abraçando Vidas como uma forma de transformação social. “Quando você dá uma oportunidade de um jovem sonhar através do esporte, estamos ajudando a sociedade”, pontua o responsável. 

Foto: Arquivo PessoalAtualmente o projeto recebe quase 200 crianças e possui natação e futebol
Atualmente o projeto recebe quase 200 crianças e possui natação e futebol

Atualmente, o centro de treinamento oferece as modalidades de futebol e natação. Equipado com dois campos, piscinas e um salão, o projeto se sente preparado para receber a prática de outros esportes, como balé, karatê, judô e taekwondo. Entretanto, Kantão ressalta as dificuldades financeiras e a necessidade de novos voluntários para engrandecer o projeto.  “A região não possui transporte público, o que dificulta com que as pessoas se disponibilizem para ajudar”, afirmou.

Jovens Talentos 

O principal objetivo do projeto não é a profissionalização dessas crianças, mas apenas que o esporte seja uma alternativa de lazer e cidadania para elas, de modo a se afastarem da criminalidade. 

Foto: Arquivo PessoalDa direita para a esquerda: Thalyson, Juninho e Maxsuel
Da direita para a esquerda: Thalyson, Juninho e Maxsuel

Contudo, alguns atletas se destacam, como é o caso dos jovens Thalyson, Juninho e Maxsuel. Eles receberam convite para se apresentarem a um clube paulista em janeiro de 2023, podendo esta ser uma oportunidade profissional importante. O responsável pelo projeto ressalta sua gratidão em contribuir nessa jornada. “Hoje me sinto realizado de estar a frente de um projeto como esse e colaborando para um futuro melhor para esses jovens”, celebra Kantão. 

Para conhecer mais sobre o projeto, acesse o instagram do responsável e do Instituto Shekinah