Futebol em Foco

Contrato longo de Mano Menezes acirra tensão política no Corinthians

Técnico chega a dois meses de uma eleição presidencial, mas com vínculo até o final de 2025; veja como candidatos à presidência encaram a contratação
Foto: GEContrato longo de Mano Menezes acirra tensão política no Corinthians
Contrato longo de Mano Menezes acirra tensão política no Corinthians

Mano Menezes volta ao Corinthians com contrato até dezembro de 2025, no meio de uma disputa política e a dois meses de uma eleição presidencial. O técnico agora está vinculado a dois terços do mandato do próximo presidente do clube, e nem todos estão contentes com as condições da contratação.

O técnico chega com o aval do ex-presidente Andrés Sanchez e de André Negão, candidato do grupo da situação na eleição deste ano. Mano já era o favorito para assumir o Corinthians em 2024, se esta chapa vencesse. A votação está marcada para 25 de novembro.

Em nota oficial, André Negão defende que a escolha de um treinador não pode ter "oportunismo eleitoral" e que não teria sentido manter Vanderlei Luxemburgo, "que claramente não conseguiu dar padrão à equipe".

– O presidente do clube ainda é o Duílio Monteiro Alves e ele tem não só o direito, mas a obrigação de contratar um treinador de primeira linha. Mano Menezes tem história no Parque São Jorge e no futebol brasileiro, tem que ser respeitado – afirma André Negão no comunicado.

Por outro lado, a oposição critica o modelo de contratação de Mano. O candidato Augusto Melo, que foi o segundo na eleição vencida por Duilio Monteiro Alves em 2020, considera o contrato longo como um desrespeito ao Corinthians.

– Mano não era a minha prioridade. Eu queria um técnico para um projeto de três anos. Se vencermos, vamos avaliar o trabalho dele ao final deste ano, as condições, se tem multa de rescisão ou não, para tomar a decisão de mantê-lo ou não a partir do ano que vem – disse Augusto Melo.

Em nota oficial, a oposição tratou o contrato longo como "falta de bom senso" e argumentou que a escolha do técnico para 2024 em diante deveria ser do próximo presidente.

O presidente Duilio Monteiro Alves se mostrava reticente em fazer contratos mais longos do que seu mandato, o que explica o alto número de jogadores com vínculo terminando em dezembro – são dez, incluindo titulares como Gil, Maycon e Renato Augusto. Com Mano Menezes foi diferente.

Foto: GE1Mano retorna ao Corinthians após nove temporadas longe — Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Procurado pelo ge, o Corinthians explica que Duilio é o atual presidente e o responsável por tomar as decisões até o final deste ano.

– Independentemente do período eleitoral, a vida do clube segue normalmente até lá. Por isso a decisão foi tomada apenas e somente pelo atual presidente, que entende ser a melhor decisão para o clube nesse momento – diz o posicionamento.

Mano Menezes conhece bem a política do clube

Para o treinador, não é novidade ficar no meio do fogo cruzado da política alvinegra. Em 2014, ele deixou o clube justamente pela troca de diretoria: foi contratado no último ano do então presidente Mário Gobbi, mas ao final da temporada o sucessor, Roberto de Andrade, preferia Tite no cargo e fez a troca.

– Eu sou razoavelmente inteligente para saber quando me querem e quando não me querem – disse Mano Menezes na última entrevista que deu no Corinthians, em dezembro de 2014.