Vai começar o Campeonato Pernambucano 2023. Treze equipes, da Capital ao Sertão do Pajeú, disputam o título da 109ª edição do Estadual. O ge preparou um guia e um episódio especial do podcast Embolada com informações sobre os clubes, os principais destaques, a fórmula de disputa e o que esperar dos participantes.
A abertura será no sábado com o Central de Caruaru recebendo o atual campeão Náutico no estádio Lacerdão. A partida será às 16h30 com transmissão na Globo e em tempo real no ge.
Fórmula de disputa
O Pernambucano começa no dia 7 de janeiro e segue até o dia 8 de abril de 2023. Afogados, Belo Jardim, Caruaru City, Central, Íbis, Maguary, Náutico, Petrolina, Porto, Retrô, Salgueiro, Santa Cruz e Sport são os participantes.
A fórmula de disputa das últimas edições teve sua base mantida, mas com algumas mudanças. Desta vez, serão 13 equipes. Os times se enfrentarão em turno único (13 rodadas) com um folgando a cada rodada.
Os dois mais bem classificados vão direto para a semifinal, enquanto os times do terceiro ao sexto lugar se enfrentam em sistema de mata-mata para decidir os outros dois semifinalistas. Os quatro piores serão rebaixados para Série A2.
As quartas de final e a semifinal acontecerão em jogo único, com o mando de campo privilegiando os melhores colocados na fase de classificação. A decisão será em duas partidas.
Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Série D
Campeão e vice estarão garantidos na Copa do Brasil em 2024. Já a terceira vaga será disponibilizada para a equipe perdedora da semifinal que tiver a melhor campanha na primeira fase.
Já para a fase principal da Copa do Nordeste, tomando como base o regulamento da edição de 2023, o Pernambucano reserva apenas uma vaga: do campeão. No entanto, para a competição regional, o ranking nacional de clubes segue valendo. Assim, o Sport, time do estado mais bem colocado no ranking da CBF, já tem sua vaga assegurada na fase de grupos do Nordestão.
Já os dois times sem divisão e mais bem classificados na primeira fase terão vagas na Série D do Campeonato Brasileiro em 2024.