Futebol em Foco

Líder em quase todos os quesitos, Palmeiras joga para confirmar...

Time mais regular ao longo do campeonato, Verdão entra em campo nesta quarta contra o Cruzeiro podendo ficar com título até em caso de derrota
Foto: GELíder em quase todos os quesitos, Palmeiras joga para confirmar 12º título brasileiro; veja números
Líder em quase todos os quesitos, Palmeiras joga para confirmar 12º título brasileiro; veja números

O Palmeiras entra em campo nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), contra o Cruzeiro, no Mineirão, em Belo Horizonte. Com 69 pontos, três a mais que o vice-líder Atlético-MG, o Verdão pode garantir o título até com uma derrota na 38ª e última rodada da competição.

A regularidade ao longo de todo o campeonato pode ser considerada fator crucial para o Palmeiras chegar à última rodada com 99,92% de chances de título brasileiro, segundo dados do Espião Estatístico.

Neste momento, além da vantagem de três pontos na liderança, o saldo de gols construído na competição é um fator que reforça e aumenta a possibilidade de título mesmo em caso de derrota. O Palmeiras é campeão sem depender de qualquer outro resultado caso empate ou vença o Cruzeiro.

Caso seja derrotado, o Verdão tem sete gols de saldo de gordura para queimar. Ou seja, o Atlético-MG teria de vencer o Bahia, fora de casa, e tirar a diferença. O Flamengo, terceiro colocado e com a mesma pontuação do Galo, tem 15 gols a menos de saldo e situação ainda mais complicada.

O saldo de gols tem ligação direta com o equilíbrio entre ataque e defesa, ponto forte do time nas últimas temporadas sob o comando de Abel Ferreira. O Verdão tem o melhor ataque do Campeonato Brasileiro até o momento, com 63 gols marcados, além da terceira melhor defesa com apenas 32 gols sofridos em 37 rodadas.

Outra marca que o Palmeiras lidera na atual edição do Campeonato Brasileiro é o número de vitórias. Ao lado do Grêmio, o Verdão venceu 20 jogos. Além disso, é o time que menos perdeu. Foram apenas oito derrotas.

Foto: GE1Abel Ferreira faz anotações durante treino do Palmeiras — Foto: Cesar Greco

A força do Palmeiras atuando em casa foi determinante novamente. Dos 69 pontos conquistados, 44 deles foram como mandante. O Verdão, ao lado do Grêmio, é o time que mais pontuou atuando em seus domínios. Fora de casa, no entanto, foram 25 pontos e apenas o sexto melhor desempenho como visitante.

Caso seja campeão, o Palmeiras será apenas o terceiro time desde a implementação dos pontos corridos a levantar a taça sem ter vencido um dos dois turnos do Brasileirão. Se confirmado, será 12º título brasileiro de sua história, ampliando a vantagem como maior campeão da competição.