Futebol em Foco

Tem chance na final? Sandro Meira Ricci avalia árbitro brasileiro em Inglaterra

Sandro, na Central do Apito durante o Troca de Passes, comentou cada um dos lances capitais de Wilton Pereira Sampaio, mas acha que árbitro falhou em decisões importantes
Foto: Jewel Samad/ AFPWilton Pereira Sampaio revisa cabine do VAR durante Inglaterra x França
Wilton Pereira Sampaio revisa cabine do VAR durante Inglaterra x França

O Brasil saiu da Copa, mas o árbitro brasileiro Wilton Pereira Sampaio e os auxiliares Bruno Boschilia, Bruno Pires e Neuza Back ainda representam o país no Catar. Todos foram escalados para uma prova de fogo em Inglaterra e França, cheia de polêmicas. Sandro Meira Ricci, durante participação no Troca de Passes, avaliou a participação do juiz.

Para Sandro, foi um jogo muito difícil de apitar. Segundo ele, foi um dos jogos com mais lances capitais da Copa do Mundo, que dificultaram a vida de Wilton em campo. O árbitro deixou a desejar, para o comentarista de arbitragem da Globo.

"Dificilmente a gente vê um jogo com tantas decisões difíceis assim. O Wilton teve atuações melhores da que ele teve hoje", afirmou Sandro

Apesar disso, Wilton Pereira Sampaio ainda pode apitar a final da Copa, segundo o comentarista. Sandro lembrou que, durante a Copa de 2014, ele mesmo tinha chance de apitar a final, mas como a Argentina se classificou, ele não foi escalado, já que existe a rivalidade entre Brasil e Argentina.

Por isso, Sandro acredita que Wilton pode ser o juiz da final, caso os hermanos sejam eliminados na próxima fase.

- A escala da final, eu vivi muito esse processo. Em 2014, um instrutor da FIFA me falou que se a Argentina passasse eu teria chance, aí ela passou. Se a Argentina não passar, eu acho que o Wilton ainda tem chance, apesar de hoje - disse Sandro.

Wilton tem chances de apitar a final? Sandro Meira Ricci comenta possibilidades

Sandro comentou cada um dos quatro lances polêmicos no jogo. Em apenas um, ele concordou totalmente com a postura e decisão de Wilton. Ele ainda afirmou que o critério de Wilton no jogo pode ter o prejudicado, já que escolheu deixar o jogo seguir mais e não marcar qualquer contato em campo.

Falta antes do primeiro gol da França

A França abriu o placar aos 16 minutos do primeiro tempo. No início da jogada, um lance de falta não marcada, segundo Sandro Meira Ricci. Wilton Pereira Sampaio deixou seguir e, na sequência, o gol aconteceu.

"A falta para mim acontece, porque ele desequilibra o jogador. Não é um lance de VAR, porque depois acontece muita coisa. Eu entendo como um lance faltoso", afirmou Sandro

Sandro explicou que o VAR não interferiu para alertar Wilton da possível falta porque muita coisa aconteceu após a jogada, e a Inglaterra se recompôs totalmente na defesa (veja a explicação no vídeo abaixo).

Sandro Meira Ricci analisa lance da falta no primeiro gol entre Inglaterra e França

Falta ou pênalti?

Outro lance polêmico foi a falta sofrida e não marcada em cima de Harry Kane. Sandro afirmou que foi falta. O jogador da Inglaterra recebe um toque por trás e cai dentro da área. Wilton Pereira Sampaio não marca nada e deixa o jogo seguir. O VAR revisa e mantém a decisão de campo.

"Não há duvidas que foi falta. Ele não deu a falta. A questao é o que o VAR analisou, a impressão que a gente fica é que o contato é fora da área, por isso o VAR não chamou" analisou Sandro

O apresentador Felipe Diniz questionou se Wilton não deveria ter marcado a falta, para depois o VAR conferir se foi dentro ou fora da área, já que o toque foi claro. Sandro concordou, e disse que essa deveria ser a postura do árbitro. Mas, pode ser que ele não viu a infração e falhou na não marcação da falta.

Vantagem de impedimento em gol

Nesta, o Wilton acertou totalmente, segundo Sandro Meira Ricci. Ele deu vantagem em um lance de impedimento da França. Como a Inglaterra prosseguiu com a bola, deixou o jogo seguir. Na sequência, Saka foi derrubado na área, um contato claro, e o pênalti foi marcado na hora, corretamente.

- Uma vantagem bem aplicada, e graças a essa vantagem saiu o pênalti do Saka. Aí sim, o Wilton conseguiu ver o detalhe da falta. Quando é o lance que precisa de uma certa interpretação, a proximidade dele ajuda. Esse foi pênalti - disse Sandro

Pênalti com o VAR

Neste lance, o pênalti aconteceu e foi dado. Mas, Sandro Meira Ricci afirmou que Wilton poderia ter marcado a infração em campo, sem a ajuda do VAR. Ele disse que, por conta das muitas decisões que tiveram que ser tomadas, pode ser que o juiz tenha aguardado a avaliação do árbitro de vídeo.

O pênalti foi marcado para a Inglaterra, e Harry Kane desperdiçou a chance, mandando sobre o gol (veja a explicação abaixo).

- A imagem é muito clara, ele foi atropelado. Foi um pênalti bobo que o jogador da França faz. Eu acho que essa questões de terem várias decisões polêmicas afetam o juiz a tormar decisões em campo - afirmou Sandro