Futebol em Foco

Seleção brasileira feminina é motivo de orgulho entre torcedores jovens

O estudo aponta, ainda, que os espectadores acreditam que o futebol feminino merece uma cobertura mais ampla.
Foto: Reprodução / CBFSeleção Brasileira Feminina de Futebol
Seleção Brasileira Feminina de Futebol

A seleção brasileira feminina está com tudo. Pelo menos entre entrevistados em uma pesquisa inédita, realizada pelo site UOL. Apesar da proximidade da Copa do Mundo masculina, no Qatar, são as meninas do Brasil que estão dando orgulho aos jovens brasileiros.

Conforme o estudo, 58% dos participantes da geração Z (com idades entre 10 a 25 anos) afirmam ter interesse em acompanhar os jogos do time verde e amarelo. Principalmente se a mídia colaborasse com maior cobertura.

Outros números da pesquisa dizem respeito ao esforço das jogadoras. Entre o mesmo público, 41% defende que a seleção brasileira feminina desperta maior sentimento de satisfação. No universo de entrevistados, incluindo outras gerações de jovens, o índice é um pouco menor: 35% do total.

O consenso entre os que responderam à pesquisa é que o futebol feminino merece cobertura mais ampla. Essa é a opinião para 52% dos entrevistados, afirmando que assistiriam aos jogos se houvesse transmissão.

Dados da pesquisa enaltecem a seleção brasileira feminina

O estudo, chamado “A Torcida Brasileira”, tinha o objetivo de compreender os hábitos do torcedor durante a Copa do Mundo. Para isso, foram mapeados o interesse do público e a motivação para assistir aos jogos.

A pesquisa quantitativa entrevistou online 1.800 pessoas de todas as regiões do país, em maio. O público, formado por homens e mulheres acima de 16 anos, pertenciam às classes A, B e C. Os participantes foram separados em três gerações: Z (nascidos entre 1997 e 2012), Millenials (entre 1981 e 1996) e Boomers (1946 a 1964).

Se os jogos da seleção feminina tivessem maior destaque na mídia, eu acompanharia mais:

* Concordo Geral – 52 % Geração Z – 58% Millenials – 50% Boomers – 51%

Discordo Geral – 18% Geração Z – 15% Millenials – 18% Boomers – 17%

A seleção feminina me dá mais orgulho do que a masculina

Concordo Geral – 35% Geração Z – 41% Millenials – 36% Boomers – 25%

Discordo Geral – 22% Geração Z – 18% Millenials – 24% Boomers – 35%

* “Concordo” é a soma de “concordo totalmente” e “concordo”. “Discordo” equivale às opções assinaladas “discordo” e “discordo totalmente”. Havia também a alternativa “não concordo e nem discordo” *