Futebol em Foco

Dudu Lima, do Rio de Janeiro para a Ásia

Natural de Volta Redonda-RJ, começou a jogar aos 7 anos de idade em escolinhas de futebol da região.
Foto: ReproduçãoDudu Lima, jogando no Nonthaburi United, região de Bangkok na Tailândia
Dudu Lima, jogando no Nonthaburi United, região de Bangkok na Tailândia

Mais conhecido como Dudu e no exterior como Lima, Carlos Eduardo de 33 anos tem muitas vivências no futebol. Natural de Volta Redonda-RJ, começou a jogar aos 7 anos de idade em escolinhas de futebol da região e aos 20 anos se profissionalizou.

Dudu, começou a jogar profissionalmente em Barra Mansa, logo depois, jogou no estado do Mato Grosso do Sul e Rondônia. Em 2016 teve a primeira oportunidade na Ásia, e começou a tomar um rumo mais atrativo profissionalmente e financeiramente.

Inicio

Como todo começo, é necessário que haja muita determinação e persistência. “No começo foi bem difícil as coisas, meus pais não acreditavam, minha mãe me acolhia mais, meu pai não acreditava muito, mas mesmo diante das dificuldades conseguimos, tudo que eles puderam fazer, eles fizeram”, adiantou Dudu.

“Depois da profissionalização em 2008, tive mais dificuldade na região. Mas joguei no América de Três Rios em 2011, em 2012 joguei no Imperial, e ainda em 2012 tive a minha primeira experiência fora da região, no Atlético Pimentense de Rondônia. Iniciei com pouca visibilidade, mas Graças a Deus, em 2012 e 2013 consegui subir o time lá, fui artilheiro da competição, fomos vice-campeões, e comecei a ganhar destaque, joguei nos dois times principais da capital do Mato Grosso do Sul, o Operário e no Comercial e comecei a rodar no país”, completou.

No exterior

Em 2016, o jogador iniciou a sua experiencia na Ásia. Foi para o Vietnã em 2016, para a Tailândia em 2017, viajou pela Malásia, Indonésia, depois conseguiu se fixar na Turquia, logo depois no Iraque, foi para a China e hoje está de volta na Tailândia. “Em 2016 comecei a ter essa experiencia na Ásia, cultura diferente, língua diferente, foi um crescimento absurdo pra mim, tanto pessoal como profissional, pelas dificuldades que eu passei longe de casa, sem poder me comunicar direito”, contou.

Na pandemia

Dudu, pontuou a saída da China até chegar na Tailândia. “Nesse período de pandemia foi complicado, a minha saída da China até chegar aqui foi bem difícil, foi um desafio muito grande, tive que fazer duas quarentenas. Eu sai de Macau fui para Hong Cong, fiz minha primeira quarentena lá, vim pra Tailândia e fiz outra quarentena quando cheguei aqui, cheguei muito mal fisicamente, graças a Deus consegui me adaptar o mais rápido possível”, detalhou.

Com o contrato de apenas seis meses, Dudu fez um belo segundo turno no ano passado e conseguiu renovar o contrato que se estende até os dias de hoje. “Fiquei treinando, minha esposa já estava aqui então passamos esse período de quarentena juntos, treinando dentro de casa, esperando a liga voltar.

Sobre o futuro

“Fiz uns cursos no Brasil pelo sindicato dos atletas, de monitor de futebol e pra trabalhar com a base também, e estou tentando me aprimorar, me qualificar. Gosto da área, da troca de experiencias, pra devolver tudo que eu aprendi tanto dentro quanto fora de campo, poder passar pra nova geração é muito importante”, falou Dudu, sobre o que pretende fazer no futuro.

Atualmente, o atacante Dudu joga no Nonthaburi United, região de Bangkok na Tailândia.

Foto: ReproduçãoNonthaburi United
Nonthaburi United