Futebol em Foco

Você sabe o que faz um preparador físico?

Conversamos com Otávio Éverton, preparador físico do Moto Club, sobre a importância da profissão e sua carreira.
Foto: Acervo PessoalOtávio Éverton atua há 5 anos no futebol profissional
Otávio Éverton atua há 5 anos no futebol profissional

No futebol profissional, o trabalho em equipe é fundamental. Dentro e fora do campo, muitos profissionais atuam para garantir que tudo ocorra da melhor forma possível. No caso do preparador físico, ele é responsável por avaliar como o atleta está chegando fisicamente no clube e analisar o tempo necessário para que ele consiga chegar no condicionamento esperado para atuar em alto rendimento. Nesse processo, são realizados testes físicos que vão direcionar o trabalho com aqueles atletas. 

Para que esse processo seja realizado da melhor forma, são necessários profissionais capacitados para isso. No Moto Club, time maranhense, o responsável por essa área é o educador físico Otávio Éverton. Durante os 5 anos de atividade com o futebol profissional, ele já passou por diversos clubes, como o Sampaio Corrêa, São José do Ribamar, Juventude Samas, MAC e completando já a 2° temporada pelo Moto Club.

Foto: Acervo PessoalOtávio acredita a parte física é fundamental para que o jogador desempenhe bem a parte técnica.
Otávio acredita a parte física é fundamental para que o jogador desempenhe bem a parte técnica.

A partir de sua experiência, ele consegue avaliar a importância desse trabalho de preparação para os resultados em campo. Segundo Otávio, a parte física é 70% fundamental para que os jogadores desempenhem bem a parte técnica e tática. Dessa forma, ele explica que a parte física está diretamente ligada ao estilo de jogo do treinador. “O atleta que está bem em todas as valências físicas (força, potência, agilidade, explosão, equilíbrio muscular e velocidade), diminui em 90% o risco de lesões, podendo atuar em alto rendimento”, pontua Otávio.

Essa preocupação deve vir desde cedo. Para ele, aqueles atletas que estão começando agora em busca de uma oportunidade, precisam manter uma boa alimentação, ter um sono regulado, evitar bebidas alcoólicas e ter uma boa recuperação pós-treino. “É preciso também sempre fazer trabalhos de fortalecimento muscular, padrões de movimento, até atingir o nível esperado”, acrescenta o preparador.

Foto: Acervo PessoalSeu maior objetivo é poder trabalhar em um clube da Série A
Seu maior objetivo é poder trabalhar em um clube da Série A

Apesar de ser uma área imprescindível, Otávio revela que ainda existe uma falta de oportunidades muito grande, principalmente para os iniciantes. Uma alternativa que ele acredita ser viável, seria os clubes oportunizarem essa inserção no mercado, com programas de estágio e cursos para desenvolvimento dos profissionais. Apesar desse desafio, ele garante que é um trabalho gratificante. “O melhor é conseguir condicionar com muita intensidade os atletas e consequentemente ter boas atuações. No final, ver a entrega do time e a alegria do torcedor pela vitória não tem preço”, afirma.

Quando questionado sobre os próximos passos em sua carreira, Otávio foi categórico em falar na busca pela evolução em seu trabalho, para que dessa forma consiga bons resultados e atinja a meta do time. Nesse sentido, seu maior objetivo é poder trabalhar em um clube da Série A, poder disputar campeonatos nacionais, como o Brasileirão, além da Libertadores e outras competições internacionais.