Futebol em Foco

Série de empates deixa Sampaoli acima apenas de Dome no Maracanã.

Números se referem a jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro, e aproveitamento do argentino só supera o de Domènec Torrent; vitórias são menos da metade do total de jogos
Foto: GESérie de empates deixa Sampaoli acima apenas de Dome no Maracanã em jogos pelo Flamengo desde 2019
Série de empates deixa Sampaoli acima apenas de Dome no Maracanã em jogos pelo Flamengo desde 2019

O Flamengo viu o Botafogo abrir 15 pontos na liderança do Campeonato Brasileiro, e um dos motivos para o Rubro-Negro ter virado praticamente carta fora do baralho na disputa do título é o excesso de empates no Maracanã. Nos últimos quatro jogos dentro do estádio, tropeçou em Internacional (0x0), São Paulo (1x1), América-MG (1x1) e Fluminense (0x0).

O número de vitórias do Flamengo no Campeonato Brasileiro com Jorge Sampaoli no Maracanã não corresponde à metade dos confrontos realizados no local. São cinco triunfos (45,45%) em 11 jogos, com outros cinco empates e uma derrota.

Vale destacar que Internacional e São Paulo mandaram reservas ao Maracanã nesses dois empates recentes.

Acima apenas de Dome no Maraca em jogos pelo Brasileiro

Jorge Sampaoli supera apenas Doménec Torrent dentro da gestão de Rodolfo Landim quando o assunto é retrospecto dentro do Maracanã em jogos pelo Campeonato Brasileiro. O argentino conquistou 20 pontos de 33 possíveis (60,6%). O catalão registrou quatro vitórias, três empates e duas derrotas - 55,5% de aproveitamento, com 15 pontos em 27 possíveis.

Jorge Jesus tem os números mais impressionantes na era Landim

Dono da melhor campanha da era dos pontos corridos, Jorge Jesus fez do Flamengo imbatível dentro do Maracanã em partidas válidas pelo Campeonato Brasileiro de 2019. Na mesma competição, aliás, Abel Braga deixou o clube com 100% de aproveitamento, mas disputou apenas três jogos.

JJ comandou o Flamengo dentro do estádio por 15 vezes na campanha do título brasileiro e conseguiu 13 vitórias e dois empates, o que corresponde ao impressionante aproveitamento de 91,1%. Além disso, foram 46 gols, com média superior a três por partida.

Dorival Júnior, técnico que conseguiu os títulos mais relevantes após Jorge Jesus, com as conquistas da Copa do Brasil e da Libertadores em 2022, não teve números tão avassaladores em relação a pontos somados. Apesar disso, registrou três goleadas e fez a maioria de seus 12 jogos com um time inteiramente formado por reservas.