O Santos não teve a facilidade que a torcida esperava, mas coseguiu a classificação à segunda fase da Copa do Brasil na noite desta quinta-feira (23) ao vencer o Ceilândia-DF, por 1 a 0, no Estádio Serejão, em Taguatinga, no Distrito Federal.
A vaga rende uma premiação de R$ 1,7 milhão ao Peixe, que espera o confronto entre Iguatu-CE e América-RN, no dia 2 de março, para saber quem será seu adversário na próxima fase.
O primeiro tempo foi bastante movimentado em Taguatinga, tanto que o 0 a 0 no placar não refletiu o que aconteceu. O Santos começou melhor e criou vários lances. No melhor deles, Marcos Leonardo acertou a trave em cobrança de falta depois de Henrique desviar com as pontas dos dedos.
Após suportar a pressão, o Ceilândia equilibrou as ações e teve três boas oportunidades de abrir o placar. Em uma delas, João Paulo mostrou muito reflexo ao defender, com os pés, a finalização de Gabriel. Ainda antes do intervalo, Marcos Leonardo levou perigo em dois chutes.
A expectativa de um segundo tempo ainda mais movimentado não se concretizou. O Santos caiu muito de produção depois do intervalo, enquanto o Ceilândia seguia jogando por uma bola. Até que, aos 28 minutos, Joaquim aproveitou escanteio cobrado por Lucas Lima e, de cabeça, colocou o Peixe na frente.
O gol desanimou o Ceilândia, que precisava da virada para conseguir a classificação. Conforme o tempo foi passando, o Santos administrou a posse da bola até o apito final do árbitro.
Agora, o Santos volta suas atenções para o Campeonato Paulista. No domingo (26), encara o Corinthians, às 16h (de Brasília), na Vila Belmiro, pela 11ª rodada. O duelo vai ter transmissão da Record TV.
FICHA TÉCNICA
Ceilândia-DF 0 x 1 Santos
Local: Estádio Serejão, em Taguatinga (DF)
Data e horário: quinta-feira (23), às 20h (de Brasília)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC - Fifa)
Auxiliares: Kleber Lucio Gil (SC) e Thiaggo Americano Labes (SC)
Gols: Joaquim, aos 28'/2T (Santos)
CEILÂNDIA-DF - Henrique Marchesan; Julio Oliveira, Euller, João Afonso e China; Andrey (Werick), Geovane e Dogão (Filipe Cirne); Milla (Wisley), João de Deus (Maycon) e Gabriel (Clemente). Técnico: Adelson de Almeida.
SANTOS - João Paulo; João Lucas, Maicon, Joaquim e Felipe Jonatan (Lucas Pires); Dodi (Vinícius Balieiro), Rodrigo Fernández e Lucas Lima (Lucas Barbosa); Ângelo (Lucas Braga), Marcos Leonardo e Mendoza (Ivonei). Técnico: Odair Hellmann.